terça-feira, fevereiro 22, 2005

Adenda ao rescaldo: só para fanáticos

Para se ver como as coisas são, bastou o apuramento de três freguesias em falta para que o ranking das sondagens pré-eleitorais ficasse ligeiramente modificado. Nada disto é especialmente importante, mas a bem da precisão, uma correcção a este post:

1. A média dos desvios absolutos entre os resultados mais baixa encontrada nas sete sondagens é de 0,7%, e pertence à Eurosondagem e à Intercampus. A primeira acertou quase em cheio na percentagem do PS, da CDU e do BE, e apenas sobrestimou claramente o PSD. A segunda acertou quase em cheio na CDU e no CDS, e teve erros baixos nos restantes. Seguiram-se, por ordem crescente de erro médio, a Aximage (0,8%), o IPOM (1,0%), a Católica (1,1%) e finalmente, empatadas, a Marktest e a Euroteste (1,2%).

2. Quanto ao segundo critério normalmente usado (margem de vitória), quem mais se aproximou foi o IPOM (16%, contra os 16,2% reais). Seguem-se a Intercampus (15,6%), a Aximage (17,2%), a Católica (15%), a Eurosondagem (14%), a Marktest (19,2%) e a Euroteste (12%).

Isto é, repito, só mesmo para fanáticos. E para os que aí andam, que eu sei que andam, prometo fazer o quadro final assim que houver resultados eleitorais definitivos.

Sem comentários: