sexta-feira, outubro 17, 2008

Manipulação no Intrade

A propósito deste post:

Trader Drove Up Price of McCain ‘Stock’ in Online Market.

Obrigado ao José Gomes André pela notícia.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Pedro,

não era caso para perder a confiança no Intrade, antes pelo contrário, era caso para tentar ganhar dinheiro extra. O próprio artigo que cita explica:

"According to Intrade bulletin boards and market histories, smaller investors swept in to take advantage of what they saw as price discrepancies caused by the market shifts — quickly returning the Obama and McCain futures prices to their previous value."

Unknown disse...

Bem observado :-) Mas a perda de confiança é neste sentido: uma coisa que - até agora - os Iowa Markets têm mostrado é uma grande estabibilidade em torno daquela que vem a ser o resultado final do vencedor, desde muito cedo na campanha (e ao contrario do que sucede nas sondagens). Desse ponto de vista, a relativa facilidade com que o Intrade foi manipulado (partindo do princípio que o objectivo foi esse) deixa-me mais confiante no IEM. Mas tenho de ir ver se o IEM tem alguma segurança contra isto. Talvez o limite de $500 ajude.

Unknown disse...

Ainda sobre isto: um paper sobre manipulação de mercados de previsões políticas, com uma experiência e tudo. O paper sugere que, de facto, as cotações tendem a reequilibrar-se rapidamente após ataques manipulativos. No paper mostra-se também que isto já aconteceu nos IEM (mas reitero a minha percepção que não recentemente, pelos menos nas duas presidenciais anteriores).

http://www.unc.edu/~cigar/papers/ManipIHT_June2008(KS).pdf

Unknown disse...

Perdão: nas eleições presidenciais anteriores (2004).