sexta-feira, outubro 31, 2008

Sondagens à la carte.

Quem está esperançoso ou angustiado com a possibilidade de as sondagens nos Estados Unidos estarem erradas, e muito especialmente quem acha que os resultados das sondagens são condicionados pelas preferências de quem as faz ou do meio de comunicação social que as encomenda e publica, pode ver todos os seus anseios ou receios confirmados por este paper: Evidence of Systematic Bias in 2008 Presidential Polling (via Andrew Gelman).

Claro que sou suspeito, mas por que não pensar que parte do enviesamento se deve ao próprio inquirido, recusando responder para certas sondagens ou ocultando-lhes o seu comportamento?

2 comentários:

Anónimo disse...

Porque é mais cómodo e fácil de aceitar que o enviesamento se deve à metodologia e às crenças de quem realiza as sondagens do que colocar em causa as respostas dos inquiridos.

Anónimo disse...

Mais interessante teria sido um trabalho sobre as sondagens ao longo das ultimas eleições presidencias, pois assim era possivel comparar com o resultado efectivo. Acho que não há só um fenomeno ligado á cor da pele mas também á cor politica.: digo que só de esquerda e depois voto direita.