quarta-feira, maio 11, 2011

Intercampus

A Intercampus está mesmo a usar uma tracking poll no trabalho para a TVI e o Público. Em cada resultado ventilado, 60% da amostra é nova e 40% faz parte da amostra anterior. Tudo normal. Nem é a primeira vez que se faz - e já se faz há bastante tempo nas sondagens partidárias - com a diferença de que, neste caso, a renovação feita de cada vez que se ventilam resultados é maior (também porque as divulgações não são diárias). A única coisa a tomar em conta, então, é que os diferentes resultados não são de amostras completamente independentes.

6 comentários:

José Santos disse...

Dr Pedro Magalhães:
Como sou leigo na matéria, questiono qual a sua opinião sobre:
1. A técnica do "tracking poll" não provoca um atraso nas sondagens?
Fico com a impressão que neste momento o 'valor real' do PS é igual ou superior ao do PSD, mas a sondagem TVI/Público provoca um atraso temporal.
2. A sondagem TVI/Público é suficientemente equitativa na distribuição das pessoas pelo país?
Fico com a ideia o público alvo é mais da zona norte, que é mais de direita.

Unknown disse...

Olá. Se houver mudanças signficativas essa mudanças vão ser "amaciadas", claro. Mas por outro lado, se forem persistentes, ver-se-ão reflectidas mais tarde ou mais cedo, o que, no caso de uma tracking-por ter mais regularidade- será relativamente cedo. Quando à questão regional, não tenho dados. Mas como a amostra foi estratificada com um critério territorial, isso não deverá ocorrer.
Cumps,
Pedro

Unknown disse...

Pedro,
da sua experiência, durante o período de pré- e campanha eleitoral, qual das metodologias tira a melhor fotografia às intenções de voto? A sondagem "pura" ou a "tracking poll"?
Obrg.

Unknown disse...

A distinção entre uma e outra não é importante desse ponto de vista. Uma extrai uma amostra nova de cada vez e outra extrai essa amostra de forma faseada. Não é esse o factor que afecte a "qualidade da fotografia".

A diferença é que uma tracking poll:
1. Recolhe informação de mais frequentemente, permitindo melhor associar eventos a mudanças,
2. Por outro lado, subestima essasmudanças de um momento para o outro ao passo que mitiga flutuações que se podem dever exclusivamente a erro amostral.
3. Alimenta mais notícias :-)

José Santos disse...

Dr. Pedro Magalhães:
Tinha-me esquecido:
3. A não presença das ilhas e do resto do mundo nas sondagens, não pode modificar significativamente os resultados, visto estar-mos num empate técnico?

gonçalo costa disse...

Pode, pode e é capaz de haver surpresas, aqui nos Açores o PS tem 3 deputados e o PSD tem 2 mas a coisa esta a evoluir para que o PS perca um para o CDS-PP...