quarta-feira, setembro 28, 2011

100 dias











O PSD teve 38,7% nas eleições. Olhando para os arquivos do blogue, o que diziam as sondagens feitas 100 dias após as eleições?

- 2005: descida do PS em relação aos 45% das eleições no caso da Eurosondagem (40,5%) e uma subida no caso da Marktest (46%).
- 2009: o PS andava com cerca de 38% quer na Marktest quer na Eurosondagem, ou seja, 2 pontos acima dos resultados das eleições, e com 33% na Aximage.
- 2011: PSD 1 ponto acima em relação às eleições na Eurosondagem, 2 na Aximage, 4 na Católica e 8 na Marktest.

terça-feira, setembro 20, 2011

Homens

1. Sad Men, de Richard Cohen, sobre Mad Men, detergentes e o declínio da classe-média americana.
2. Confidence Men, o livro de Ron Suskind sobre a presidência Obama, revela uma "macho White House".
3. Homo economicus: um digno sucessor para The Worldly Philosophers? Duvido respeitosamente.

segunda-feira, setembro 19, 2011

IMPACT

Aqui em DC, onde existem algumas das piores escolas públicas nos Estados Unidos, foi criada uma coisa chamada IMPACT, um sistema de avaliação dos professores cujo critério fundamental é baseado em melhorias verificadas de um ano para o outro nos resultados dos testes anuais aos alunos realizados em Abril. Há também cinco observações anuais de aulas, três pela administração da escola e duas por observadores externos formados para o efeito. Professores com a classificação máxima recebem um bónus anual que pode ir até $25,000. Professores com repetidas classificações máximas recebem aumentos de salário que podem ir até $20,000 anuais.

O que o sitezinho não explica bem é que os professores que optarem por receber o bónus  - 70% dos 670 classificados este ano como highly effective - abdicam também de benefícios em caso de despedimento. Mas como se explica aqui, estes professores são precisamente os que têm menos probabilidade de serem despedidos, o que ajuda a explicar o facto de o número dos que optam por receber o bónus ter aumentado significativamente. Mais giro ainda é de onde vem o dinheiro para os bónus e aumentos: de uma coisa chamada DC Public Education Fund, apoiado por donativos...privados.

Há uma discussão muito interessante sobre se os modelos que visam estimar o aumento do desempenho dos alunos o fazem de forma correcta, se, apesar de tomarem em conta a mudança relativa (e não o desempenho absoluto) dos alunos, não continuam a prejudicar professores que ensinam nas áreas mais problemáticas, ou se o sistema gera os incentivos correctos. Mas o Washington Post parece achar que a coisa é genericamente boa.